HISTÓRICO


Embora tenha raízes num conjunto de flautas doces que esteve em atividade na Escola de Música Villa-Lobos nos anos 80, sob a direção de Rose Altenburg Praum, foi a partir de 1998 que o Compassolivre se consolidou, já sob a direção de Vera Maria Zen Zucco.
Inicialmente motivado pela preocupação didática de reunir professores e estudantes avançados de flauta doce, o conjunto aos poucos assumiu a condição de uma iniciativa profissional, com o interesse de aplicar maior dedicação à realização de espetáculos musicais capazes de alcançar o público em geral.
Depois de passar por diversas formações, hoje, independente, o Compassolivre reúne cinco musicistas — que também executam outros instrumentos, como piano, percussão, voz, fagote — e um violonista convidado. Ampliando sua abrangência para muito além do projeto didático inicial e das audições na Casa da Cultura e em diversos eventos da cidade, o grupo investiu na produção de seu primeiro concerto, que aconteceu na primavera de 1999. Do repertório de estréia constavam, além de várias peças anônimas da Renascença, autores como Giaches de Wert, Bela Bartok, Eberhard Werdin, Christopher Breen, Alessandro Scarlatti, Carl Orff, Paul Hindemith, Björn Hagvall, Andrea Gabrieli, Richard Rudolf Klein e Scott Joplin. Desde então, passaram a fazer parte do repertório também uma série de obras de compositores brasileiros e joinvilenses.
Em 2000, o grupo participou do espetáculo Boca Doce, produzido com o Coral Boca da Noite (grupo joinvilense de MPB), que foi recebido com grande entusiasmo pelo público. A partir de então, passou a buscar um repertório mais popular, com o objetivo de atrair a atenção do público para as possibilidades da flauta doce, dando origem ao espetáculo entitulado Recital 2002, tendo realizado apresentações em Joinville e Blumenau.
O Recital 2002 — mais tarde ampliado e reestruturado — voltou ao palco em 2003, com o título de Recital DOIS, com um repertório voltado para a demonstração de que a flauta doce não é apenas um instrumento didático e exclusivo da música de câmara antiga. A reação do público a esse trabalho deixou evidente a contribuição do grupo para o resgate da flauta doce para uma música menos formal do que a que tradicionalmente tem sido associada ao instrumento, mas sem afastar-se das exigências estéticas que a boa música requer.
Em 2004 investiu, na criação de um CD a fim de consolidar com êxito o caminho percorrido pelo grupo. E representa, sobretudo, o registro do aperfeiçoamento sonoro e da conquista de uma musicalidade própria. Com o lançamento oficial no Teatro Juarez Machado - Joinville/SC em 2005 e depois na cidade de Brusque, o grupo tem hoje a certeza de bem representar a música instrumental catarinense, visto ser um dos únicos conjuntos profissionais de flauta doce no Estado. O CD "Sonoridades doces para sensibilidades tranquilas" (agosto/2005) trouxe uma versão particularmente suave para as músicas apresentadas, que obteve uma grande aceitação do público para os arranjos de jazz, blues, tango, choro, serenata, folclore e bossa nova. 

De 2006 a 2008 o grupo trabalhou na divulgação deste CD com numerosas apresentações e recitais, já discutindo um novo projeto. No final de 2008 parte de seus integrantes seguiram outros caminhos e o Compassolivre suspendeu suas atividades, retornando em 2011 com novos integrantes e com o projeto "COMPASSOLIVRE LEVE E SOLTO", aprovado pelo SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC), com apresentação de música popular brasileira em universidades da cidade.
Este mesmo projeto foi contemplado novamente em 2012 pelo SIMDEC para circulação em escolas da rede pública, associação de moradores e Casa Brasil Norte. Também em 2012 o grupo apresenta o novo espetáculo "COMPASSOLIVRE À LUZ DE VELAS", em igrejas luteranas da cidade e no auditório do IELUSC - Joinville, com um repertório de músicas profanas medievais, renascentistas e barrocas e ainda algumas natalinas antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário