QUEM SOMOS - CURRÍCULOS



O Compassolivre nasceu de um dos conjuntos de Flautas Doces da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura de Joinville/SC, reunindo professores e estudantes avançados de flauta doce desejosos de praticar a música de conjunto e divulgar o repertório sério para este antigo instrumento. O grupo de flautas, associadas com outros instrumentos, sob a coordenação da professora Vera Maria Zen Zucco passou a dedicar-se a uma pesquisa e práticas mais elaboradas, ampliando o projeto didático inicial para a produção de um trabalho profissional.
O grupo dedica-se à divulgação da flauta doce enquanto instrumento de diversas possibilidades musicais, desvinculando-a do falso conceito de que é um instrumento de técnica fácil, usado somente para musicalização de crianças e aprimora a pesquisa de um repertório popular de todas as épocas e estilos, que tanto resgata a flauta doce no seu repertório específico da música antiga, como também (e principalmente) nas sonoridades e estética da música contemporânea, através de arranjos próprios e exclusivos.
Atualmente o conjunto está envolvido na circulação do projeto "COMPASSOLIVRE LEVE E SOLTO", que foi aprovado em 2011 pelo SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC), com apresentação de repertório popular brasileiro em Universidades da cidade. Sua formação está organizada em quarteto de flautas doces (conforme o arranjo: sopranino, soprano, contralto, tenor, baixo e contrabaixo), fagote, piano, violão (guitarra acústica), percussão e voz.


INTEGRANTES

Vera Maria Zen Zucco

Coordenadora do Grupo de Flautas Doces Compassolivre. Foi professora de Flauta Doce na Escola de Música Villa-Lobos de 1980 a 2011 e coordenadora de eventos desta Escola no período de 1997 a 2005.
Estudou flauta doce e outras disciplinas na Escola Superior de Música de Blumenau, com Jorge Preiss, Rose Altenburg Praum e Jorge Hartk. Formada em Educação Artística pela FURB (1979), fez pós-graduação em música em 1993, pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Participou também de inúmeros outros cursos, seminários e encontros destacando 13º Festival de Inverno em Ouro Preto (1979); Curso de Interpretação de MÚsica Barroca (1982); IV Encontro de MÚsica Antiga UFPR (1986). Já teve aulas com os mais renomados professores da área de flauta doce, como; Helder Parente, Bernardo Toledo Pisa, Mario Videla, Ricardo Kanji, David Castelo, Luciane Cuervo, Cesar Villavicencio.

Organizou vários encontros de flautas doces em Joinville (1983, 2005, 2006), reunindo mais de 100 flautistas em cada evento; e diversos Master Class na EMVL trazendo conceituados professores para atuarem na região de Joinville.

Também atuou como professora em Encontros em Cursos e/ou Oficinas de Flauta doces, com destaque para o Seminário de Música de Rodeio XII, promovido pela IECLB nos anos de  1998 a 2009.

Já atuou como solista com a Camerata Antiqua de Curitiba, com a  Orquestra de Câmera da Escola de Música Villa-Lobos (Joinville/SC),  Orquestra do Teatro Carlos Gomes (Blumenau/SC) e Orquestra do Seminário de Música de Rodeio XII.

Coordenadora do Grupo de Flautas Doces Compassolivre desde a sua formação em 1998, atuou e produziu o CD “Sonoridades Doces para Sensibilidades Tranquilas”.
Seu mais forte legado é a atuação como professora da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura de Joinville/SC, que em seus interruptos 30 anos de atuação, tem inúmeros alunos formados e atuando no cenário musical. 






Elizabeth Fontes
Bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música Lorenzo Fernandes (RJ) com Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música. Pós-graduada em Arte-Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação de Minas Gerais (CEPEMG). Pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG) de Joinville SC, em parceria com Universidade Castelo Branco (UCB) e Alquimy Art de São Paulo. Musicista com formação técnica erudita em flauta doce, piano, violão e canto lírico, atuando em recitais de Conjunto de Câmara em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Como flautista no Compassolivre gravou o CD: Sonoridades Doces para Sensibilidades Tranquilas.

















Mariana Calegari
Licenciada em Música pela UNIVALI. É professora de piano no projeto Arte e Cultura no curso de extensão em música da Univali, além de participar do projeto Formação Docente: Capacitação de Professores das Creches de Itajaí para o Ensino da Música como professora bolsista. Formada em Piano e Flauta Doce pela escola de música “Villa-Lobos” da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior em Joinville (SC), participou de grupos de práticas coletivas como conjunto de flautas doce, orquestra e coro juvenil. Como flautista convidada, participou do projeto Inserções Sonoras (2009), foi solista da camerata Dona Francisca (Joinville/SC-2009) e da orquestra do teatro Carlos Gomes, no concerto de 150 anos do teatro (Blumenau-2010). Participou de master class com Cesar Villavicencio, Antonio Bezzan, Cláudio Dauelsberg, Nelson Ayres, André Marques, Pablo Trindade, Lucia Lemos, Ester Bayer, Jusamara Souza. Como ganhadora do concurso de Bandas Universitárias promovido pela Univali (Itajaí/SC), abriu o show do Jota Quest em Balneário Camboriú/SC. Ministrou oficinas de formação de professores da pedagogia na UNIFEBE sob o tema “A Música na Escola” (2010); formação de professores no Seminário de Música em Rodeio XII, sob o tema “A Música na Educação” (2011); prática instrumental - Flauta Doce no Seminário de Música em Rodeio XII (Jan/2011). Publicou os artigos Estágio Supervisionado como Período de Formação do Educador Musical nos Anais do XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM-2010), A Música como Fato Social: estabelecendo Relações, nos Anais do I Simpósio Nacional de Musicologia (2011).









Vivian Voos Tavares

Licenciada em Música pela UNIVALI, é formada em flauta doce em nível avançado pela Escola de Música Villa-Lobos de Joinville. É também formada em piano, canto lírico e harmonia na mesma instituição. Regente dos corais da  Paróquia Unida em Cristo, Coral Feliz, Coral Infanto-Juvenil Sementes de Esperança Coral Maria Carola Keller.

Em 2008 foi contemplada pelo Edital de Apoio à Cultura – SIMDEC -  com o projeto “Sob a Luz do Luar”, que consistia em concertos com o Coral Feliz e, em 2009, com o projeto “CD Aquarela de Amor”, gravando músicas autorais com o Coral Infanto-juvenil Sementes de Esperança.  À frente dos grupos corais participa de diversos encontros de corais e eventos culturais da cidade de Joinville/SC.

Com o Coral Feliz gravou em 2006 o CD “Sob a Luz do Luar” com arranjos próprios elaborados para o grupo. E em 2007 gravou o CD “Lua imigrante”, como parte das festividades do centenário da imigração japonesa no Brasil. À frente do grupo, participou de duas edições do Festival Cultural da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em 2009 e 2010. Em 2011, o grupo participou do Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte/MG.

Com o Coral Maria Carola Keller produziu dois CDs, sendo que o primeiro foi gravado em 2003 e intitulado “Amigos e Canções”, e o segundo “Bem Brasil”, em 2006, interpretando canções da música popular brasileira. Em 2007 produziu com o grupo o espetáculo “Acordes e Consertos”, aliando a música coral a elementos de interpretação e atuação cênica, com canções de valorização da amizade. Participou de uma edição do Festival Cultural da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em 2009. Produziu, também, duas edições do café concerto, em 2010 e 2011, trazendo canções populares e sacras para toda a comunidade.

Atualmente atua também como ministrante nas Oficinas de Canto Coral no Projeto Jovem Cantor, projeto este de sua autoria aprovado pelo Edital do Orçamento Participativo de Joinville e pela Fundação Cultural de Joinville, atendendo alunos de escolas públicas da cidade.

Foi professora de canto no projeto Arte e Cultura no curso de extensão em música da UNIVALI no período de julho de 2008 a julho de 2011 além de participar do projeto Formação Docente: Capacitação de Professores das Creches de Itajaí para o Ensino de Música como professora bolsista. Atua também como professora particular de música, lecionando flauta doce, violão, teclado e técnica vocal.

Participou de oficinas e master classes com César Villavicencio, Mara Campos, Wilson Gavaldão, Jusamara Souza, Agnes Schmeling, Abel Rocha, Naomi Munakata, Cecília Cavalieri França, Cláudio Dauelsberg, André Marques, entre outros. Em 2011 ministrou as oficinas de “Flauta Doce” e “Música na Escola” no Seminário de Música em Rodeio XII. 

Em 2010 ministrou oficina de formação de professores na UNIFEBE sob o tema “Música na Escola” e na UNIVALI sob o tema “O Canto na Escola”. Em 2008 e 2009 ministrou oficina “Didática e Repertório para Coro Infanto-Juvenil” no Seminário de Música em Rodeio XII. Ministrou também oficinas de canto coral em várias edições do Projeto Caravana da Cultura, da Fundação Cultural de Joinville.



Henriette Hillbrecht

Formada em Piano, Flauta-Doce, Teoria Musical e solfejo no Conservatório de Música "Profa.Vany Knoll"; licenciada em Geografia pela Univille; participou de diversas oficinas de música no Brasil e exterior; lecionou no Conservatório de Música "Profa.Vany Knoll", Escola de Música "Villa-Lobos", Sonarte, Colégio Bom Jesus em Joinville/SC; fundou a "Musikschule Bäcker" em Bonn/Alemanha onde lecionou Flauta-Doce, Piano e Teclado, Clarinete, Saxofone e Fagote; participou da orquestra de sopros R(h)einbläser como saxofonista e preparadora; lecionou em Königswinter e Hürth, Alemanha; atuou como fagotista na Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra de Câmara de Langenhagen e Internationale Sinfonie (Alemanha), Orquestra Sinfônica de Arad, Constanza e Temeswar (Romenia) e diversos grupos de música de Câmara. Depois de 14 anos de residência na Alemanha, volta em 2011 a residir em Joinville onde é instrutora de instrumentos de palheta no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, professora de piano na Arte Maior Centro de Educação Musical e participa, além do Compassolivre, do projeto de Oficinas da Juventude pelo SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC).

2 comentários:

  1. Que ma-ra-vi-lha saber que vocês estão de volta!!!
    Tô torcendo por vcs e quero ouvir o novo trabalho. Quem sabe vcs vem pra Paraíba!?!
    Beijo para todos, e um especial pra Marisa e pra Vera

    ResponderExcluir
  2. Acho que a combinação está perfeita para o projeto atual: livre, leve e solto!

    ResponderExcluir